Mosteiro de Strahov – Museu Nacional de Literatura (Praga)

O Mosteiro de Strahov, da Ordem dos Premonstratenses foi fundado em 1143, em Praga na República Tcheca.

Imagem do Blog minhasviagensvia

O conjunto das instalações do mosteiro fica concentrado à volta da Basílica de Nossa Senhora da Assunção – a antiga basílica românica de três naves, que não sobreviveu muito tempo neste formato, sendo reconstruída em estilo gótico depois de um incêndio em 1258.

Dividido em duas salas principais, no interior do Mosteiro Strahov, ficam o Salão Teológico e o Salão Filosófico.

O Salão Teológico é incrível e contém 18.000 textos religiosos. Já no Salão Filosófico você poderá encontrar mais de 42.000 antigos textos, entre eles os filosóficos é claro.

Imagem: Site Curious Expeditions

Imagem: Site Curious Expeditions

Imagem: Site Curious Expeditions

Strahov também contém um bonito gabinete de curiosidades, com coleções de ciências naturais, incluindo pedaços de um pássaro Dodó, extinto desde o século 17.

Além das duas bibliotecas já citadas, o Mosteiro mantém a biblioteca dendrológica ou xilofílica. Esta possui um total de 68 livros fabricados, no ano de 1825, em um tipo de madeira, onde a lombada é feita da casca, com o interior do livro em ramos, folhas e até flores.

Isso sim é uma biblioteca de tirar o fôlego!  Não acham?

{lang: 'pt-BR'}

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>